EC-Tubos

EC-TUBOS

tubos-1Técnica Multifrequencia e Multicanal_ – ASME V Artigo 8

Exame de tubos de trocadores de calor de materiais não-magnéticos tais como aços inoxidáveis austeníticos, ligas de cobre, níquel, alumínio e titânio. Os tubos são examinados por sondas internas e têm a maior definição e precisão entre os métodos não destrutivos disponíveis. É possível distinguir com precisão a profundidade de pites e trincas nas superfícies internas e externas dos tubos até 95% da espessura.

É uma técnica do método eletromagnético, que consiste na “varredura” de todo o comprimento do tubo utilizando-se uma ou mais sondas que geram campos magnéticos que induzem correntes parasitas nos tubos examinados.

A presença de descontinuidades causa uma perturbação na impedância do sistema de ensaio que é correlacionada a defeitos artificiais com dimensões conhecidas, induzidos em tubos semelhantes aos ensaiados (tubos padrão). Esta correlação é representada pelo  “plano de impedância”.

Entre todas as técnicas é a que apresenta a maior sensibilidade e versatilidade, já que é capaz de detectar e dimensionar (com algumas limitações), todos os tipos de danos normalmente encontrados em tubos, desde perdas de espessura localizadas e extensas, até trincas circunferenciais, longitudinais e ramificadas, através da utilização equipamentos e softwares atualizados que permitam a operação com múltiplas freqüências, múltiplos canais absolutos e diferenciais e diversos tipos de sondas (flexíveis, pancake, rotativas, weld scan, bobinas, etc – Ver figura 20).

O principal problema observado na inspeção por eddy-current , surge quando os espelhos ou chicanas são fabricados com materiais semelhantes aos tubos; esta situação pode causar “distorções” nos sinais que limitam a detecção e o dimensionamento de danos.

tubos-1
Metodologia do ensaio por Eddy Current

tubos-2
Aplicação da técnica de múltiplas frequências para melhor analise e dimensionamento de descontinuidades.

Uso de sonda Eddy Current Array, com representação 3D. Detecção de trincas circunferenciais em qualquer região do tubo, inclusive sob espelhos e chicanas.
Uso de sonda Eddy Current Array, com representação 3D. Detecção de trincas circunferenciais em qualquer região do tubo, inclusive sob espelhos e chicanas.