C-Scan – Corrosion Mapping

C-SCAN – CORROSION MAPPING

EXAME POR ULTRASSOM A/B/C/D-Scan PARA DETECÇÃO, DIMENSIONAMENTO E MAPEAMENTO DE PERDAS DE ESPESSURA.

Atualmente o mercado oferece varredura B-Scan, que não inclui soldas, ou varreduras C-Scan que apresentam algumas limitações de produtividade e acesso a todas as regiões de interesse.
A Araujo Engenharia adquiriu equipamentos e desenvolveu novas aplicações para detecção, dimensionamento e mapeamento de perdas de espessura através de exame por ultra-som ABCD-Scan.
Este serviço é a solução para detecção e dimensionamento de perdas de espessura em chapas e soldas. Concilia a produtividade e versatilidade da varredura AB-Scan (Soldas e Chapas) com a precisão de registro e dimensionamento do C-Scan (inclui vistas B, C, D e 3D).
O Serviço se desenvolve inicialmente com a varredura AB-Scan, que permite acesso a todas as regiões de interesse e também as soldas.
As regiões desgastadas são “mapeadas” com C-Scan, permitindo dimensionamentos para cálculos e registro para acompanhamento da evolução. São utilizados scanners autônomos manuais e automáticos alimentados por baterias e reservatórios para acoplantes (agua).
O exemplo abaixo mostra um bloco escalonado (Step block) em algumas das visualizações possíveis.

A inspeção das regiões onde o exame manual ABScan detectou perdas de espessura, são complementadas por exames com scanners que fornecem visualização CD Scan + 3D. O resultado é um mapeamento preciso das áreas com perdas de espessura. Os scanners automáticos e aparelhos utilizados são totalmente independentes de energia elétrica, operam com bateria.

As fotos abaixo ilustram perdas de espessura detectadas e mapeadas com uso de scanner semi-automatico que provê alta velocidade de varredura e precisão de dimensionamento.

Para facilitar a interpretação dos resultados, são feitos desenhos 3D e croquis com numerações das chapas examinadas.

As regiões de maior interesse podem ser analisadas com todos os recursos do software, facilitando a interpretação dos resultados e gerando informações e ilustrações didáticas ao relatório de inspeção.

c-scan-13
Ilustração com mapeamento de uma chapa. Mapeamento numérico, B-Scan, C-Scan e 3D.

c-scan-14
Mapeamento de inclusões nas chapas, que poderiam ser “confundidas” com perdas de espessura se fossem mapeadas com técnicas convencionais de ultrassom.