GRUPO ARAUJO – BOLETIM TÉCNICO

BOLETIM TÉCNICO
;
PA+TOFD+EC
INSPEÇÃO E PREPARAÇÃO
DE SUPERFÍCIE ROBOTIZADA
A inspeção robotizada por Ultrassom Phased-Array e TOFD é amplamente utilizada e conhecida. São “robôs” que conduzem os “scanners” com os cabeçotes nas áreas a serem investigadas.
Agora, o Grupo Araujo Engenharia disponibiliza esta ferramenta no Brasil.Este procedimento evita a montagem de andaimes, que é custosa, demorada, e expõe uma grande quantidade de Hh aos riscos dos espaços confinados para montagem de andaimes, preparação de superfície e inspeção, inclusive utilizando ferramentas elétricas.

Veja o vídeo >

Porém, existe um problema. Se for necessário preparar a superfície para os exames, como os profissionais chegariam às áreas de interesse? Os Hh de exposição ao risco do espaço confinado utilizando aparelhos elétricos, também não seria eliminado… Qual seria a vantagem da inspeção robotizada se haveria a necessidade de montagem de andaimes para acesso?
A resposta é robotizar também a preparação de superfície.Um projeto demandado pela Braskem UNIB 2 RS, junto ao Grupo Araujo Engenharia, permitiu o desenvolvimento e aplicação de um “robô de limpeza”, que já está operacional e homologado para utilização em campo. Agora é possível preparar superfície e executar os exames não destrutivos
e inspeção, sem a montagem de andaimes e exposição mínima aos riscos de espaços confinados. Em esferas de armazenamento o robô é capaz de limpar as soldas com produtividade de 1,5 metros/minuto.
Características da Máquina
– Número de escovas de limpeza: 2
– Velocidade máxima de avanço: 1,4 m/min
– Largura da área escovada: 35 cm
– Modo de operação do robô: Manual por
controle remoto
– Peso: Aproximadamente 60 kg
– Dimensões ( L x A x P ):130 cm x 35 cm x 49 cm
< Veja o vídeo

Alimentação Elétrica
– Tensão de entrada: 220 V A.C +/- 5%
– Frequência elétrica: 50/60 Hz
– Potência nominal: 200 W

Alimentação Pneumática
– Pressão de entrada: 8 bar +/- 10%
– Vazão máxima: 4200 L/min

Câmera
– Resolução: 420 TVL
– Tensão: 12 VCC
– Consumo máximo de potência: 1W (100 mA)
www.araujoengenharia.com.br
Ver este e-mail no seu navegador

Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse o link