Avaliação de Integridade

AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE

Avaliação do estado físico e estimativa de vida residual de equipamentos que já possuem tempo de operação próximo à vida limite de projeto. É uma exigência legal para caldeiras. A NR-13 exige que seja executada após 25 anos de operação.

O diagnóstico é executado por especialistas através do exame do equipamento e da aplicação e interpretação dos resultados de ENDs por eles direcionados. Os serviços, além do levantamento e interpretação de dados de projeto, incluem processo e histórico de operação, inspeção e manutenção. Elaboração e execução dos “Planos de Inspeção”, análise dos resultados, emissão dos relatórios conclusivos e recomendações para reconstituição do estado físico mínimo definido, extensão de vida e melhorias de procedimentos operacionais de inspeção e de manutenção.

São fornecidos os respectivos Projetos de Reparos, o Programa de Inspeções Futuras, e os Planos de Inspeção para cada componente do equipamento.

Aplicável em equipamentos estáticos tais como: caldeiras, vasos de pressão, tanques, tubulações e fornos.

Saiba mais:

Analogamente à revisão médica que fazemos ao atingir determinada idade, os equipamentos também devem ser submetidos à “Avaliação de Integridade” ao completarem certo tempo de operação ou ao apresentarem sinais de danos, mesmo que precocemente. A partir do diagnóstico feito com base em um estudo de engenharia para determinar os mecanismos de deterioração possíveis e os danos associados de cada um dos componentes do equipamento, são planejados e executados exames e testes dirigidos a sua detecção e dimensionamento. A AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE é executada através da análise dos resultados em relação aos limites mínimos aceitáveis pelos critérios utilizados. A PREVISÃO DE VIDA corresponde ao prognóstico da etapa futura através da avaliação das perspectivas de evolução do estado físico até os limites determinados.

A legislação NR-13 obriga esta avaliação para caldeiras após 25 anos de operação.

Nossos serviços são executados por uma equipe multidisciplinar de engenharia, dotada de recursos técnicos e tecnológicos adequados. São utilizados desde softwares para cálculo e análise, tal como o CODECALC 6.5, até técnicas avançadas de exames, tais como emissão acústica, Ultra-som, B-scan, Eddy-Current, análise de danos e avaliação de materiais. A Avaliação de Integridade, a Previsão de Vida e o Programa de Controle Ponderado por Risco são executados, e os relatórios são emitidos pelo software CVR-RBI. Os serviços se aplicam a todos os tipos de equipamentos, porém são comumente realizados em equipamentos estáticos, tais como caldeiras, vasos de pressão e tubulações.

As principais fases do serviço são:

  • Levantamento de dados de processo, projeto e histórico de Inspeção, Manutenção e Operação;
  • Planejamento dos exames e testes a serem executados;
  • Execução dos exames e testes;
  • Análise dos resultados;
  • Avaliação de Integridade e Previsão de Vida;
  • Emissão de recomendações para reparos.