AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL
(FITNESS FOR SERVICE)

MECÂNICA DA FRATURA

A Araújo Engenharia realiza a análise de criticidade para avaliação de trincas ou descontinuidades, e cálculo de vida útil remanescente de acordo com as Normas API-579 (Parte 9) e BS-7910.

Diferentes tipos de análises são oferecidos de acordo com sua demanda, entre elas: Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE), Mecânica da Fratura Elasto Plástica (MFEP) e análise de propagação de trinca. 

Softwares desenvolvidos em Python pela equipe de engenheiros da Araújo realizam cálculo de propagação, criam gráficos FAD (Failure Assessment Diagram) e automatizam o processo de análise de múltiplos defeitos.

A análise de tensões também pode ser utilizada na avaliação de descontinuidades para cálculo numérico do fator intensificador de tensões (KI) ou cálculo da integral J.

ÁREAS DE EXPERTISE

Análise de Resistência
à Fratura Frágil

Análise de Perda de Espessura Local e Generalizada

Análise de Corrosão
por Pites

Análise de Danos
por Hidrogênio

Análise de Desvios
de Forma

Análises de Trincas por
Mecânica da Fratura

Análises de Danos à Altas Temperaturas e Fluência

Análise de Danos
por Incêndio

Análise de Danos
por Amassamento

Análise
de Laminações

Análise de Fadiga (domínio
do tempo e frequência)

Análise de Flexibilidade
de Tubulações

Análise de Tensões
conf. ASME VIII Div II

Análise de Tensões de Estruturas Metálicas

SCAN 3D

A Araújo possui equipamentos avançados para a realização do escaneamento a laser do equipamento. Em conjunto com a análise de tensões, o escaneamento a laser torna-se uma ferramenta poderosa nas avaliações de corrosão, amassamentos, desvios de forma e instabilidade estrutural (buckling). Perfis complexos de corrosão ou distorções reais no equipamento podem ser escaneados e então analisados pelo método dos elementos finitos (FEA).  Incluindo bulges em tambores de coque.

As figuras abaixo apresentam um exemplo de análise Nivel 3 (API-579, Parte 5) de perda de espessura localizada a partir de nuvem de pontos obtidas pelo scan 3D.

SCAN 3D + Análise de Tensão = Solução

A Araújo possui também script desenvolvidos em Python para importar e gerar malhas mapeadas a partir de nuvem de pontos obtidas pelo Scan 3D. A nuvem de pontos poderá ser utilizada para gerar modelos com elementos de casca (figura 01) para análises de distorção e instabilidade estrutural (buckling) não linear. Ou gerar modelos com elementos sólidos 3D (figura 02) para análises de perda de espessura localizada.

A Araújo é a única empresa brasileira que fornece o “pacote completo” de soluções de escaneamento 3D junto com análises de tensões para sua empresa.

Análise de Fluência (Creep)

Entre as análises térmicas por elementos finitos realizadas pela Araújo Engenharia destaca-se a análise de fluência de acordo com a Parte-10 da API-579 Assessment Of Components Operating In The Creep Range. A Araújo implementou as equações de fluência apresentadas na API-579 como uma sub-rotina no software ANSYS (usercreep.f) para o cálculo da relaxação das tensões e dano por fluência.

Você não pode copiar o conteúdo deste arquivo.

×