pa-tofd
Estas técnicas são utilizadas principalmente para o dimensionamento preciso e registro de descontinuidades existentes em equipamentos.

São técnicas do método de ultrassom.

O Phased-array permite a varredura da região de interesse por feixes de ultrassom “construídos” conforme a exigência da inspeção, incidentes com vários ângulos e pontos de saída, o que torna a técnica mais sensível (detecção) e precisa (dimensionamento), do que o exame pela técnica convencional que inspeciona a região de interesse apenas por feixes de 45, 60 e 70º. Os resultados da inspeção são armazenados, e softwares de ultima geração de grande capacidade de tratamento e armazenamento, apresentam os dados em vistas A, B, C e S-scan, o que permite a analise dos resultados durante e após a inspeção, além do registro para acompanhamento futuro da evolução das descontinuidades.

Este registro é também utilizado para substituir a inspeção por radiografia, de acordo com normas conhecidas mundialmente, tais como o Code Case 2235 do ASME.

O TOFD é uma técnica que se baseia na detecção das “ondas difratadas nas extremidades das descontinuidades”. Esta técnica é sensível e também permite o dimensionamento preciso das descontinuidades.

PA esfera

Leave a Reply