Detecção de trincas internas em tubos de caldeiras utilizando Ultrassom Phased-Array

Não existe nenhum dispositivo/procedimento comercial efetivo para detecção de trincas internas em tubos de caldeiras. Frequentemente acompanham “aletas” soldadas nos tubos. Podem ser trincas isoladas ou múltiplas.

Estas trincas ocorrem ao longo das “aletas”, tanto nos trechos retos como em curvas, e frequentemente em locais que não permitem acesso para inspeção “direta” por ultrassom, tais como em regiões de “vigas contra explosão”, e “suportes”. O caso é mais simples quando a inspeção pode ser “direta”, mas é significativamente mais difícil quando a inspeção tem que ser feita pelo “lado oposto”, devido a inexistência ou dificuldade de acesso para a “inspeção direta”.

Neste caso a inspeção tem que ser feita pelo lado oposto, é aí que entra o “CRACKED_TUBE_SCANER”, especialmente projetado para este caso.

O feixe sônico desenhado para cada caso, é projetado através da solda de filete da aleta por uma sapata especial.

A ARAUJO Eng./ MVA Inspection, desenvolveu, fabricou e qualificou os procedimentos de inspeção conforme ASNT e SNQC, e aplicou com sucesso em inspeções de campo. Inicialmente para atender a um problema específico de um cliente e agora disponível para atendimento em todo o território brasileiro e também no exterior.

O “CRACKED_TUBE_SCANER”, é um produto testado e qualificado para a detecção de trincas em tubos de caldeiras.

Veja outras publicações

Você não pode copiar o conteúdo deste arquivo.

×