pec/peca

As correntes parasitas pulsadas, ou PEC, é uma tecnologia de inspeção eletromagnética usada na detecção de perdas de espessura em materiais ferrosos (Aços magnéticos com baixo teor de carbono, ferríticos e martensíticos) ocultos ou não sob camadas de revestimento, proteção contra fogo ou isolamento térmico. A técnica permite a medição da espessura da parede sem o necessário contato direto da sonda com a superfície a ser inspecionada, sendo uma ferramenta de triagem e fornecendo medição relativa de espessura.
Figura 1 – PEC/PECA
Figura 2 – Exemplo de Tubulações com isolamento térmico. Foi examinada pela Araujo Engenharia com a técnica de PECA. Nos trechos onde foi recomendada remoção de isolamento foram confirmadas as perdas de espessura.

PEC – Pulsed Eddy Current

São utilizadas sondas tipo PEC, sem tecnologia array, no modo grid (medição pontual) ou dinâmico (medição por varredura).

PECA – Pulsed Eddy Current Array

São utilizadas sondas e tecnologia array, que garantem maior produtividade e precisão de dimensionamento. As sondas são grandes e podem ser ajustadas para superfícies tubulares ou planares.

PEC + PECA – Pulsed Eddy Current Array

Conjugação de duas técnicas. Em uma tubulação por exemplo, nem sempre é possível utilizar somente a tecnologia PECA, pois nas curvas haverá limitações para acoplamento da sonda, nesse caso as sondas/tecnologia PEC é utilizada como complemento.

Você não pode copiar o conteúdo deste arquivo.

×