EC-CAMPO REMOTO

É uma técnica do método eletromagnético, que consiste na “varredura” de todo o comprimento do tubo utilizando-se sondas que emitem um campo magnético que é atenuado pelo “volume de material” existente entre o emissor e o receptor. Uma correlação entre a intensidade do campo magnético “sentido” e a espessura dos tubos, “plano de voltagem” é a base para a detecção e dimensionamento da espessura real dos tubos.

A utilização de duas frequências para eliminar sinais indesejáveis, o recurso de “compensação de frequências”, a utilização de equipamentos e softwares atualizados que permitem a apresentação dos dados em tempo real e a gravação simultânea para analise posterior, são fatores decisivos na precisão dos resultados, assim como na maximização da velocidade de inspeção.

PRINCIPAIS
VANTAGENS

– Permite a inspeção de tubos parcialmente incrustados;
– Baixo fator de enchimento (menor que o eddy-current);
– Sondas flexíveis para inspeção de partes curvas de tubos, tipicamente utilizados em caldeiras;
– Velocidade de ensaio superior ao IRIS.

PRINCIPAIS
desVANTAGENS

– Aplicável somente na Inspeção de materiais magnéticos;
– Não detecta danos sob chicanas e espelhos;
– Possui limitações para detecção de pequenos danos;
– A execução do exame e a interpretação dos resultados exige experiência e habilidade;
– Exige a fabricação de padrões para cada tipo de tubo examinados;

ALGUNS DE NOSSOS DIFERENCIAIS

  1. Supervisão por equipe de engenharia multidisciplinar com experiência em inspeção e manutenção de equipamentos. Vasto acervo de registros dos diversos tipos de danos que ocorrem em tubos de trocadores de calor e caldeiras.
  2. Inspeção 100% gravada, os dados podem ser re-avaliados a qualquer momento, ou até mesmo serem comparados em inspeções futuras.
  3. Procedimento de trabalho com analise imediata dos dados no campo, ou coleta e análise simultânea, este ultimo recurso permite otimizar o tempo de trabalho efetivo em campo.
  4. Registro dos dados em croqui 3D
  5. Estatísticas da Inspeção
  6. Profissional qualificado em Eddy Current conforme SNQC – ISO 9712
  7. Profissional próprio SNQC Nível III em Eddy Current
  8. Possibilidade de aplicação de técnicas eletromagnéticas simultâneas (EC, IRIS, RFT, MFL) para complementação e aumento da efetividade da inspeção.

Você não pode copiar o conteúdo deste arquivo.

×