EC-TUBOS array
É uma técnica do método eletromagnético, que consiste na “varredura” de todo o comprimento do tubo utilizando-se uma ou mais sondas que geram campos magnéticos que induzem correntes parasitas nos tubos examinados.
A presença de descontinuidades causa uma perturbação na impedância do sistema de ensaio que é correlacionada a defeitos artificiais com dimensões conhecidas induzidos e tubos semelhantes aos ensaiados (tubos padrão). Esta correlação é representada pelo “plano de impedância”.
Entre todas as técnicas é a que apresenta a maior sensibilidade e versatilidade, já que é capaz de detectar e dimensionar (com algumas limitações), todos os tipos de danos normalmente encontrados em tubos, desde perdas de espessura localizadas e extensas, até trincas circunferenciais, longitudinais e ramificadas, através da utilização equipamentos e softwares atualizados que permitam a operação com múltiplas freqüências, múltiplos canais absolutos e diferenciais e diversos tipos de sondas (flexíveis, pancake, rotativas, weld scan, bobinas, etc)
O principal problema observado na inspeção por eddy-current, surge quando os espelhos ou chicanas são fabricados com materiais semelhantes aos tubos; esta situação pode causar “distorções” nos sinais que limitam a detecção e o dimensionamento de danos. A Araujo engenharia desenvolveu procedimentos especiais para essa finalidade, com uso de sondas especificas, padrões de calibração com danos representativos e conhecimento do tipo de dano a ser detectado.
A inspeção padrão é capaz de detectar pites, perda de espessura generalizada e localizada e trincas axiais. A inspeção pode abranger a pesquisa de trincas circunferenciais e danos localizados nas regiões dos espelhos, mediante consulta previa, através da aplicação de sondas especiais.
São utilizadas sondas e procedimentos específicos com tecnologia Array, com representação 3D, para detecção de trincas circunferenciais em qualquer região do tubo, inclusive sob espelhos e chicanas.
Uma sonda de Eddy current convencional não permitirá detecção de trincas circunferenciais pois o campo eletromagnético gerado é circular, e está no mesmo sentido da trinca circunferencial.