INSPEÇÕES
INSPEÇÃO DE FABRICAÇÃO
INSPEÇÃO DE OPERAÇÃO
Os resultados são interpretados pela engenharia, que executa as análises, cálculos e Projetos de Reparos necessários para a garantia de um estado físico mínimo ao equipamento para operação segura. Os relatórios e os Programas de Inspeção são emitidos e gerenciados pelo software CVR-RBI, de desenvolvimento próprio.
INSPEÇÃO DE MONTAGENS
AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE
O diagnóstico é executado por especialistas através do exame do equipamento e da aplicação e interpretação dos resultados de ENDs por eles direcionados. Os serviços, além do levantamento e interpretação de dados de projeto, incluem processo e histórico de operação, inspeção e manutenção. Elaboração e execução dos “Planos de Inspeção”, análise dos resultados, emissão dos relatórios conclusivos e recomendações para reconstituição do estado físico mínimo definido, extensão de vida e melhorias de procedimentos operacionais de inspeção e de manutenção.
São fornecidos os respectivos Projetos de Reparos, o Programa de Inspeções Futuras, e os Planos de Inspeção para cada componente do equipamento. Aplicável em equipamentos estáticos tais como: caldeiras, vasos de pressão, tanques, tubulações e fornos.
Analogamente à revisão médica que fazemos ao atingir determinada idade, os equipamentos também devem ser submetidos à “Avaliação de Integridade” ao completarem certo tempo de operação ou ao apresentarem sinais de danos, mesmo que precocemente. A partir do diagnóstico feito com base em um estudo de engenharia para determinar os mecanismos de deterioração possíveis e os danos associados de cada um dos componentes do equipamento, são planejados e executados exames e testes dirigidos a sua detecção e dimensionamento. A AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE é executada através da análise dos resultados em relação aos limites mínimos aceitáveis pelos critérios utilizados. A PREVISÃO DE VIDA corresponde ao prognóstico da etapa futura através da avaliação das perspectivas de evolução do estado físico até os limites determinados.
Nossos serviços são executados por uma equipe multidisciplinar de engenharia, dotada de recursos técnicos e tecnológicos adequados. São utilizados desde softwares para cálculo e análise, tal como o CODECALC 6.5, até técnicas avançadas de exames, tais como emissão acústica, Ultra-som, B-scan, Eddy-Current, análise de danos e avaliação de materiais. A Avaliação de Integridade, a Previsão de Vida e o Programa de Controle Ponderado por Risco são executados, e os relatórios são emitidos pelo software CVR-RBI. Os serviços se aplicam a todos os tipos de equipamentos, porém são comumente realizados em equipamentos estáticos, tais como caldeiras, vasos de pressão e tubulações.
PRINCIPAIS FASES DO SERVIÇO
- Levantamento de dados de processo, projeto e histórico de Inspeção, Manutenção e Operação;
- Planejamento dos exames e testes a serem executados;
- Execução dos exames e testes;
- Análise dos resultados;
- Avaliação de Integridade e Previsão de Vida;
- Emissão de recomendações para reparos.
NR-13
Na Araujo Engenharia, a execução dos serviços se enquadra à NR-13, incluindo auditorias para levantamento de dados diretamente nos equipamentos e nos documentos existentes. A partir destes dados, são elaboradas listas de pendências e discutidos planos de ações adaptados a cada planta junto aos clientes. Executamos os principais serviços necessários à adequação de equipamentos e plantas à NR-13 com metodologia e recursos próprios. Os “Programas de Inspeções Periódicas, e de manutenção e calibração de indicadores de pressão e dispositivos de segurança” são gerados pelo software CVR-RBI e entregues aos clientes em planilhas eletrônicas que permitem o gerenciamento do programa.
Após o levantamento dos dados e seu tratamento pelo software CVR-Auditoria, são gerados índices de cumprimento à NR-13, listagens de pendências por item e por equipamento, e um plano de ação para adequação da situação encontrada.
Oferecemos também o exclusivo “Manual NR-13”, que registra todas as informações geradas e consolidadas, podendo ser incluído no fornecimento.